sexta-feira, 8 de julho de 2011

Miuccia Prada

HÁ APENAS DOIS ANOS DE COMEMORAR O CENTENÁRIO, A GRIFE PRADA MANTÉM-SE NAS MÃOS DA NETA DE SEU FUNDADOR

Miuccia Prada tinha tudo para não seguir os passos do avô. Simpatizante do partido comunista, ela optou por estudar Ciências Sociais e teatro, mas aos 29 anos acabou por assumir a empresa da família e, contrariando (e superando) as expectativas, sucedeu nos negócios. Transformou a marca de acessórios de couro e baús de viagem em um conglomerado que dita tendências na moda.

Nascida em 1949, em Milão, conheceu, aos 28 anos, Patrizio Bertelli , um homem que começou seu próprio negócio no setor de acessórios de coro com apenas 17 anos. Além de se tornar seu marido, Bertlli se mostrou indispensável como diretor comercial da Prada.

Miuccia e Patrizio se completam. "Ele é a cabeça, e nós somos os braços", diz Miuccia referindo-se ao marido e à equipe de criação. A parceria de 34 anos é uma das mais bem sucedidas do mundo da moda. Desde que se conheceram, em uma feira de negócios de Milão, fizeram a empresa alcançar um nível de performance que seu fundador, Mario Prada, talvez nunca sonhou. São 4 marcas (Prada, Miu Miu, Church’s e Car Shoe) e 267 lojas em 65 países. Por ironia do destino, Mario Prada não acreditava que mulheres fossem boas para negócios.

A primeira investida criativa de Miuccia no universo fashion foi em 1985. Subvertendo a ordem tradicional da empresa em trabalhar com couro, lançou uma coleção de bolsas feitas de nylon preto e, em 1989, desenhou a primeira coleção de roupas femininas. Com isso a marca conquistou celebridades de todo o mundo e viu-se, então, a oportunidade de criar uma outra grife, a Miu Miu.

Este segundo grande passo da estilista visava atingir um público mais jovem. Com referências trazidas de seu próprio armário, a Miu Miu (apelido da criadora) faz o estilo mais cool e tem preço um pouco mais acessíveis que a primeira grife. Em contraposição com outros estilistas que buscam referências externas, Miuccia é conhecida por usar a intuição na hora de criar suas coleções,.

Ao longo dos anos ela e seu marido desafiaram alguns riscos e enfrentaram altos e baixos na economia e na moda, mas o resultado tem sido positivo. No ano que tomou a frente da Prada, a empresa vendia cerca de US$ 450.000. Hoje ela já está na marca dos US$ 1.7 bilhões. Um crescimento vertiginoso.

Esses números não fazem de Miuccia Prada uma fashionista deslumbrada. Talvez por ter outros interesses e uma estreita relação com assuntos humanitários, - como os direitos das mulheres pelo qual militou nos anos 1970 - para ela a moda não deve ser levada tão a sério: "Eu amo moda, mas acho que ela deveria ficar em seu lugar, e não ser uma regra em sua vida. É uma boa parte da sua vida, mas deve ser diversão."

Um comentário:

  1. Hahaha. Ao contrário do seu comentário espetacularmente intelectual, serei breve. Parabéns por ser essa mulher tão inteligente! Adorei o blog! Sempre passarei por aqui para absorver um pouco de "conteúdo", rsss. Saudades. Bjs

    ResponderExcluir